Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), uma celebração anual das bibliotecas escolares em todo o mundo, criada pela International Association of School Librarianship (IASL) com o objetivo de destacar o papel fundamental das bibliotecas nas escolas e nas comunidades.
Este ano, tendo como mote “Bibliotecas Escolares: a ligar comunidades!”, a equipa da biblioteca promoveu, em articulação com docentes de diferentes áreas disciplinares e níveis de ensino, um conjunto diversificado de atividades que procuraram, por um lado, reforçar a importância da leitura e o papel fundamental que a biblioteca desempenha no desenvolvimento das várias literacias, e, por outro, destacar a biblioteca enquanto espaço inclusivo e promotor de elos entre os diversos membros da comunidade escolar.
Assim, durante o mês de outubro, as bibliotecas do Agrupamento foram palco de múltiplas atividades, destinadas a todos os níveis de ensino: os alunos do Pré-Escolar e 1.º Ciclo participaram nas “Leituras para refletir e dialogar”; as turmas do ensino secundário receberam na sala de aula a visita da biblioteca na atividade “A Biblioteca bate à porta”; foram desenvolvidas sessões de Formação de Utilizadores com as turmas do 5.ºano; todas as turmas do 2.º e 3.º ciclos foram convidadas para sessões de requisição domiciliária “Vou levar-te comigo!”; as turmas 6.ºA, 6.ºB, 11.ºB e 12.ºC aderiram à iniciativa “Bookmark Exchange Project”, um projeto internacional de troca de marcadores de livros, promovido pela IASL. Demos ainda início aos projetos “10 Minutos a Ler”, destinado a todas as turmas do 1.º ao 12.ºano, e “Baús de Leitura”, iniciativa de apoio à requisição domiciliária no Centro Escolar de Cerva.
Para celebrar o Dia da Biblioteca Escolar, promovemos a atividade “Leituras Multilingues”, proposta pela Rede de Bibliotecas Escolares. Em articulação com o Departamento de Línguas, combinámos as diferentes línguas faladas/estudadas na nossa escola com uma variedade de textos (poemas, contos, lendas, excertos…) mundialmente conhecidos. A combinação de diferentes idiomas e textos resultou em momentos de leitura únicos que enfatizaram a riqueza da pluralidade linguística e contribuíram para reforçar a ideia de que a biblioteca escolar não é apenas um espaço de consulta ou estudo, mas sim um centro dinâmico vital na escola, que liga a comunidade educativa através da leitura, da partilha de saberes e do conhecimento, tornando-a mais sábia, coesa e interligada.
Um especial agradecimento a todos os colaboradores e participantes!