O contexto atual no qual a escola se insere será, provavelmente, um dos seus maiores desafios, uma vez que tem que construir um conjunto de respostas e formar um conjunto de cidadãos, de acordo com um perfil comum traçado pela tutela, que consigam acompanhar o ritmo veloz da sociedade da informação e da globalização, assim como os fenómenos de mobilidade e alteração de vínculos a nível laboral e às mudanças de paradigma no que se refere às estruturas que eram dadas como adquiridas a nível de serviços e do bem comum.
À Escola geral compete desenvolver os mecanismos necessários a que possa operacionalizar a sua ação em segurança.
O Plano Anual de Atividades enquanto “um dos instrumentos de autonomia do Agrupamento (…) tem como grande finalidade planear, definir, em função do projeto educativo, os objetivos, as formas de organização e de programação das atividades e que procede à identificação dos recursos necessários à sua execução”.
Assim, a nós que procuramos, através do planeamento das atividades, contribuir para a operacionalização de um projeto educativo comum, compete-nos capitalizar o nosso conhecimento, a nossa experiência, os contatos com os nossos parceiros no sentido de desenvolvermos ações que tenham efetivamente impacto na vida escolar das crianças e jovens do nosso Agrupamento.
Atividades que estimulem o pensamento criativo e para as quais os alunos também possam dar ideias, contributos, manifestar os seus interesses. Atividades pensadas para motivar e estimular a curiosidade, para desenvolver competências de expressão…atividades que nos levem a refletir sobre o mundo à nossa volta, que estimulem o pensamento crítico , com base em conhecimento… Atividades desenhadas para todos os alunos, que promovam o “ pensar fora das caixa” , a saída da zona de conforto… Atividades que trabalhem as emoções e a gestão do que é crescer e aprender a crescer… Atividades em que todos os alunos possam ter sucesso, possam ser reconhecidos pelos pares… Atividades onde se valorize o saber, a competência, o conhecimento de cada um dos alunos, que aposte na valorização das múltiplas inteligências que estão à nossa volta e que, não raras vezes, tendemos a desvalorizar.
Feita esta breve reflexão, importante é também pensar “Que atividades? Que finalidades? Que aprendizagens?” – E, neste ano em particular:” que normas de segurança?”. Neste âmbito, o Plano Anual de Atividades também é desafiado a responder criativamente e em segurança a uma “nova normalidade” pelo que as atividades a realizar deverão ser pensadas para três cenários possíveis: cenário presencial, cenário misto e cenário não presencial.
No âmbito da renovação do Selo de Qualidade EQAVET, o Plano Anual de Atividades também dará o seu contributo na planificação, operacionalização e avaliação das atividades desenhadas para o Ensino Profissional.
A Coordenadora do Plano Anual de Atividades