Musicoterapia
O Projeto “Musicoterapia” é direcionado a alunos com Medidas Adicionais. Proporciona aos alunos a oportunidade de desenvolver diversas competências, tais como: a concentração, a memória, a orientação, a coordenação, a pulsação, a improvisação e substancialmente a criação musical. O entusiasmo e a dedicação pelas práticas musicais são evidentes, permitindo aprimorar o amadurecimento social, emocional, físico e intelectual. Além disso, o contato com a música contribuiu para a expressão emocional e o fortalecimento do vínculo com os colegas, promovendo momentos de alegria e integração, reforçando a importância das artes no ambiente escolar.
Os principais objetivos do Projeto são:
- Alargar o conhecimento dos alunos promovendo a interação entre pares;
- Proporcionar aos alunos experiências diferentes;
- Oferecer um sentido de perceção através do ritmo e movimentos;
- Adquirir noções musicais básicas;
- Desenvolver a criatividade;
- Proporcionar o desenvolvimento psicomotor, cognitivo e afetivo;
- Desenvolver a linguagem;
- Desenvolver a memória auditiva.

Pequenos Músicos
O gosto pela música é algo natural nas crianças, que gostam de cantar e de ouvir vários sons, canções, ou simplesmente ouvir música. A música é a linguagem universal mais completa. Como tal é importante que a criança seja estimulada e sensibilizada para o mundo dos sons desde pequena, pois esse treino será bastante importante para o seu desenvolvimento.
Considera-se que a Expressão Musical tem um papel primordial na formação de crianças e na aquisição de competências e aprendizagens, pois a música é capaz de transmitir inúmeros sentimentos, como por exemplo: alegria, melancolia, violência, calma entre outros.
Esta área desempenha um papel fundamental na vida da criança, na sua atividade recreativa. Ao mesmo tempo que desenvolve a sua criatividade e imaginação, promove a autodisciplina, assim como também desperta a consciência rítmica e estética.
Impulsiona na criança a aprendizagem de algumas regras sociais: através de jogos, danças de roda, a criança vivencia, de forma lúdica, situações de perda, de escolha, de deceção, de dúvida, de afirmação. Contribui, também, para a apropriação cultural do indivíduo, através das brincadeiras, adivinhas, canções, lendas que dizem respeito à realidade cultural do meio no qual está inserido.
A música possui uma característica única: é capaz de nos fazer rir, chorar, dançar, sem parar, atraindo o indivíduo para um mundo prazeroso e satisfatório para a mente e para o corpo, o que simplifica a aprendizagem global, emotiva, e também facilita o processo de socialização do mesmo. Por tudo isto, é de uma grande importância que os pais, professores, educadores reconheçam a importância da Expressão Musical e a promovam/disponibilizem às crianças desde tenra idade.

Terapia Assistida por Cavalos
O projeto de Terapia Assistida por Cavalos, iniciado no ano letivo 2020/2021, apenas possível graças ao protocolo assinado entre o Agrupamento e a Câmara Municipal de Ribeira de Pena, continua a revelar-se um enorme sucesso para os nossos alunos, contribuindo de forma inegável para o seu desenvolvimento global e bem-estar. Este projeto, liderado por uma equipa multidisciplinar constituída por técnicos profissionais de saúde e instrutores de equitação, baseia-se num método terapêutico, rico em estímulos motores, sensoriais, emocionais e cognitivos, onde se recorre à utilização do cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e transdisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação, promovendo mais consciencialização corporal, resultando em melhorias na orientação espacial, equilíbrio, coordenação motora, desenvolvimento intelectual e psicológico, visando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com Necessidades Especiais. Treinar e aumentar a capacidade de os/as alunos/as controlarem e manterem a atenção/concentração, contribuir para o desenvolvimento motor, para a melhoria da autoestima e consequentemente melhorar os aspetos cognitivos é fundamental, especialmente quando estas capacidades se generalizam ao contexto educativo e contribuem para o sucesso escolar. As aptidões desenvolvidas e trabalhadas pela montaria do cavalo proporcionam melhorias nas habilidades físicas e despertam sentidos cognitivos essenciais. Os benefícios da TAC influenciam de forma muito positiva o rendimento escolar dos/as alunos/as, pois estimula processos cognitivos e neuropsicológicos. Assim sendo, conclui-se que a TAC é um recurso extremamente relevante, não só porque pode ser utilizado como um meio de motivar os/as alunos/as, mas também de tornar o ambiente escolar mais acolhedor, fomentador de experiências significativas, gerador de oportunidades educacionais e de bem-estar contribuindo para a inclusão, promovendo, desta forma, a garantia de uma educação a todos, respeitando a diversidade, as diferenças e as individualidades de cada um e diminuindo barreiras.

Projeto de mentoria Pena Park Academy
O protocolo de parceria entre o Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena e o Pena Park Hotel, em vigor desde o ano letivo 2022/2023, reveste-se de uma importância extrema para o sucesso escolar, bem-estar e inclusão dos alunos. Funciona nas instalações do Hotel Pena Park, às quartas-feiras, no período da tarde.
A abrangência do protocolo é vasta, concretizando-se num programa de mentoria que engloba crianças e jovens identificados com fragilidades várias, e cujo objetivo é promover a melhoria dos resultados sociais dos alunos, promovendo as competências de relacionamento pessoal, interpessoal, bem-estar emocional e académico, atendendo às necessidades dos discentes. O programa pretende, igualmente, fomentar valores de cidadania, de solidariedade e respeito pelo outro, dinamizados em contextos de formação e de aprendizagem, potenciadores do desenvolvimento de competências transversais. Definitivamente, esta colaboração contribui para a construção de uma comunidade escolar mais unida e fortalecida.
