Nem Lobos Nem Cordeiros

Nem lobos nem cordeiros

É assim mesmo, como pusemos no nome que demos a esta estrutura, que sabemos ser e queremos os nossos alunos: jovens, que por definição tendem a ser contestatários, numa natural e saudável rebeldia geracional, com posturas assertivas e interventivas, mas comprometidos com o seu percurso escolar e o seu futuro, envolvidos em propostas didático-pedagógicas que sejam preventivas de problemáticas comportamentais disruptivas.

Somos uma equipa composta de professores, um psicopedagogo e dois psicólogos, parceiros e amigos críticos. Alertamos e aconselhamos discentes, encarregados de educação e conselhos de turma, porque todo o problema se deve resolver, antes de o ser, com a adoção de práticas de ensino-aprendizagem que envolvam ativamente o aluno, a construção de contratos pedagógicos e o diálogo; ouvimos alunos e professores no acompanhamento de processos de mediação positiva, porque às vezes é preciso um olhar de fora para ver como diluir os conflitos que se instalam por dentro das relações pedagógicas.

Não somos lobos nem cordeiros, a nossa perspetiva analítico-crítica poderá ser pontualmente incómoda, mas será sempre construtiva, pensando nos alunos e na escola que construímos conjuntamente, nos seus problemas que nos preocupam bem como nas qualidades que, muitas vezes, esquecemos num olhar sem ver e reparar.