Dia Nacional da Acessibilidade

No último dia 20 de outubro, data em que se celebrou o Dia Nacional da Acessibilidade, alunos das Escolas EB 2,3 de Cerva e EB 2,3/S de Ribeira de Pena, em articulação com a turma do 6.º B, Diretora de Turma e docente de Educação Visual da mesma turma, realizaram uma atividade especial voltada à reflexão e à ação. O objetivo foi identificar barreiras físicas e atitudinais que dificultam o acesso nas deslocações das pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência, tanto no edifício escolar, como pelas ruas da vila.

Durante a atividade, os alunos percorreram diferentes espaços observando, mobiliário, equipamentos, rampas, escadas, calçadas e sinalizações. Eles identificaram os locais onde encontraram dificuldades de locomoção, como ausência de corrimãos, degraus muito altos, calçadas irregulares e falta de pavimento tátil para pessoas com deficiência visual.

Além da observação, os alunos também apresentaram possíveis soluções. Entre as sugestões apresentadas estão a instalação de rampas com a inclinação correta, melhorias nas calçadas, sinalização adequada para pessoas com deficiência auditiva e visual, além da consciencialização da comunidade escolar sobre a importância de respeitar e incluir todas as pessoas.

No decorrer da atividade, conseguimos perceber que os alunos foram muito mais além de uma simples observação do espaço físico, transformando-se num exercício de empatia e cidadania, quando se colocam no lugar do outro, reforçando que a acessibilidade é um direito e um dever coletivo.

No final, os alunos deixaram as suas sugestões registadas num painel, exposto no átrio da Escola, com o objetivo de “… estimular pequenas mudanças que façam grandes diferenças”. Através desta iniciativa, a nossa Escola reafirma seu compromisso com a educação inclusiva e com a formação de cidadãos conscientes e participativos.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *