No dia 12 de maio, no âmbito das disciplinas de Saúde e de Gestão e Organização dos Serviços e Cuidados de Saúde, os alunos da turma 10.º D do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde participaram numa atividade de prática simulada, desenvolvida em colaboração com a equipa de Saúde Escolar.
A sessão contou com a participação da enfermeira Joana Figueiredo e do enfermeiro Samuel Ribeiro, que dinamizaram uma componente teórica e prática sobre temáticas fundamentais para o exercício da profissão de Técnico Auxiliar de Saúde.
Durante a atividade, foram abordados conteúdos relacionados com posicionamentos na cama, transferências de utentes, cuidados de higiene, cuidados no vestir e despir, bem como cuidados na alimentação. Os alunos tiveram a oportunidade de treinar e executar diferentes procedimentos técnicos, colocando em prática os conhecimentos teóricos já trabalhados nas aulas da componente técnica do curso e reforçados através da apresentação realizada pelos profissionais de saúde.
A turma mostrou-se muito entusiasmada, participativa e colaborante ao longo de toda a atividade, demonstrando interesse, empenho e sentido de responsabilidade na realização das diferentes tarefas propostas.
Esta atividade revelou-se uma mais-valia para a consolidação de competências técnicas e relacionais essenciais ao futuro desempenho profissional dos alunos, promovendo uma aprendizagem mais próxima da realidade dos contextos de cuidados de saúde.

